Probabilidade Em Genetica

Ola , aqui neste artigo irei citar para vocês , algumas probabilidades genéticas. Para começarmos , começarei citando 3 regrinhas básicas de probabilidades.

Regra do E

Quando você quer que dois eventos ocorram simultaneamente, você multiplica as probabilidades.

Regra do OU

Regra do ou e quando quer que aconteça um evento ou o outro , mas que não necessariamente eles sejam simultâneos , você soma as duas probabilidades.

Regra da probabilidade condicional

 

Bom aqui irei citar um exemplo de heredograma , para descobrirmos algumas probabilidades genéticas. Vemos no desenho que temos ali ,um individuo com as chances e uma certa probabilidade genética. Logo percebemos alguns pontos fundamentais ,que citei em outro artigo que escrevi sobre heredograma.

Primeiro ponto , lembrando que quando temos uma herança recessiva, quando temos uma mulher afetada, temos todos os homens afetado.

No exemplo vemos que temos uma  casal em que a mãe e afetada e o pai não. E mesmo assim o seu filho não foi afetado, então isso significa que essa herança ,não é ligada ao sexo. Por tanto , nós estamos diante de um heredograma de herança , autossômica recessiva.

Agora que já sabemos o tipo de herança , nos já podemos começar a jogar nesse heredograma, os genótipos.

 

Podemos observar que na formula apresentada, os pais com Aa e Aa , formam um filho com aa, isso faz com que ele seja um heterozigoto.

 

Observamos alguns formatos de heredogramas neste artigo , isso mostra um pouco da evolução que existe em nossa genética, fazendo com que o nossos ancestrais nos deixem suas bases genéticas.

Um formato de heredograma , é feito para que possamos ampliar essa visão, e descobrirmos com mais facilidade , o que tem por trás da heranças genéticas. Mostro também algumas bases técnicas , que pode ser muto útil em vestibulares , e provas de concursos públicos.

Aos  que procuram conteúdos para este tipo de conhecimento , esse artigo pode auxiliar bastante , pois antes de escrever ele, minha pesquisa mostrou que caem bastante perguntas relacionadas a esse tipo de heredograma.

Faça o máximo de aproveito e estude essas informações , e coloque tudo em bloco de notas , ou planilha no computador. Pode ser muito útil a você, se quiser atingir o objetivo de tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *