Genetica – Analise Em Heredograma

Ola , aqui iremos conversar , sobre como é formado os heredogramas. Ele e formado por varias partes , e aqui irei citar um exemplo de uma estrutura formada.

De uma olhada na foto abaixo ,e veja como as partes se juntam umas as outras.

 

Vamos analisar!

Quadrado sempre vão representar indivíduos do sexo masculino, e os círculos , sempre vão representar indivíduos do sexo feminino. Sempre que haver um traço unido os dois, que são os  quadrados com os círculos , significa que exitem uma união , um cruzamento entre homem e mulher , e isso ira gerar descendentes.

Que são os quadrados e círculos logo abaixo.Observando esses heredogramas lembrei de um amigo que era personal ,ajudava as pessoas a emagrecer saiba mais . E ficou quase doido tentando descobrir sozinho os significados de um heredograma. Deu a ele algumas dicas de como aprender em videos do youtube .Depois disso aprender a analisar corretamente com as dicas em videos.

O quadrado ou circulo que esta pintado de preto , representa uma certa característica que é de interesse nosso aqui neste exemplo. Isso significa que este homem pintado de preto tem uma certa característica , que nem o pai e nem a mãe dele tem.

Se perceber em nosso exemplo , os pais acima não são pintados de pretos , isso significa , que o filho , tem uma característica diferenciada que predomina independente dos pais. Se os pais não esta pintados de preto e o filho sim ,e porque os pais tem a característica predominante diferenciado do filho , digamos que os pais tem sim a mesma característica do filho pintado de preto ,mas esta reprimida.

Primeiro lugar ,tem mulher afetada? Sim! Então uma observação importante é que não é restrito ao sexo certo? Outra analise , é que o filho afetado , deixa essa predominação genética afetando homens e mulheres na mesma proporção e mesma quantidade. Isso então leva a crer que essas herança é autossômica .

Vemos que então, essa herança genética ,não pode ser ligada ao sexo , sem restrita ao sexo , por tanto ela é recessiva. Portanto esse heredograma mostra pra gente que essa herança é autossômica recessiva .

Podemos analisar nesse heredograma nos mostra uma gene afetado de um casal , para o seu filho. Mostrando também que nem sempre o casal tem esse gene predominante ,mesmo assim deixando o filho com essa herança genética.

Um dos alunas que trabalhava em um canil clique aqui para saber mais. Questionou algumas coisas sobre a herança genética.

  • Vou citar alguns pontos importantes da dúvida dela.

Vemos também que por ser uma herança que não é restrita ao sexo , e afetando homens e mulheres. Provando que essa é uma herança autossômica recessiva.

Espero que com esse heredograma simples , possamos esclarecer um o pouco mais sobre alguns fatores da genealogia, e como ela é formada. Existem diversos heredogramas mais complexos , mais preferi citar este de exemplo , para que você possa iniciar dando um passo mais simples.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *